segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nos fizeram acreditar...

Nos fizeram acreditar...



Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.

Autor: John Lennon

Como Funcionam os Adolescentes

Como Funcionam os Adolescentes
No fim do dia nossos pais dormem cansados; seja de trabalhar, de andar, de nos aturar e às vezes, até mesmo de festejar. Eles deitam pensando que seus filhos dormem com a mente tranqüila, e acordam dizendo que como “crianças” não temos com o que se preocupar. Sem querer desmerecer o trabalho de ninguém, porém, ser uma “criança” é tão difícil quanto fazer qualquer outra coisa. Tudo bem entendo que as conseqüências de um trabalho mal feito depois de certa idade maior do que as conseqüências dos
problemas que encaramos em nossa juventude, mas dizer que só porque não é tão sério que é capaz de deixar uma família inteira na rua - como é o trabalho dos pais -, é um tanto quanto infantil na parte deles. Eles já deveriam ter noção de que não é porque o problema é de um adolescente que o problema em si não seja importante.
Sempre quis sabe como adultos classificam o nível de importância de um problema. Será que tudo que basta para um problema ser mais importante do que outro é a idade das pessoas que sofrem o problema? Isso significa que a dor no dedo de qualquer adulto é mais importante do que quando seu filho chora e chora porque ele perdeu o – suposto - amor da sua vida? Sim, existem alguns adultos aqui e ali que tem noção do que sentimos, mas na maioria da cabeça dos adultos passaria a seguinte frase: “Qual é a chance de que aquele(a) fosse o garoto com quem ela iria se casar?” Eu quero saber exatamente, qual é a chance? E também gostaria de saber qual é a chance de que uma mulher ou um homem na vida de um adulto ser a pessoa com quem ele iria se casar se nada tivesse dado errado? Não vejo nada que impeça que uma pessoa seja “aquela pessoa” na vida de um adolescente, um adulto, ou até mesmo uma criança. Não existe essa história que diz que crianças ou adolescentes não podem amar, até porque, quando crianças, nós amamos mais coisas do que nunca.
Se algum adulto realmente ler esse texto, vai pensar: “Isso é o que acontece com todo adolescente” e sim, isso é verdade, a maioria dos adolescentes pensaria isso mesmo, ou pelo menos algo parecido, mas isso não significa que não seja verdade e simplesmente ignorar isso seria um ato tão deprimente quanto achar que seu problema é maior do que o de outra pessoa.
A verdade é a seguinte: Adolescentes conseguem perceber com mais facilidade os atos infantis, e com isso agir mais maduros que muitos adultos e ainda assim o adolescente consegue ser criança, essa é a graça e a beleza de ser um adolescente, a capacidade refletir os problemas sem ter a mente fechada com a velha “opinião formada sobre tudo” que os adultos têm e ainda assim, agir com responsabilidade (ou pelo menos tentamos) e maturidade para enfrentar os problemas, diferentemente de pequenas crianças. Tenho orgulho de ser adolescente, não vejo problema em ser infantil se também tenho a capacidade de encarar problemas com seriedade e maturidade.

Ei...

Ei...
Tenho algo a te contar. Sei que não será muito importante para você, já te falei isso milhões e milhões de vezes, já está mais clichê do que "A lagoa azul" na sessão da tarde, mas mesmo assim me alegro em te contar. Essa noite sonhei com ele de novo. Não lembro se foi o mesmo sonho de ontem, ou da semana passada, do mês passado, só sei se que ele estava lá. Lindo como sempre, apenas de camiseta e sandália rasteira, andando na praia, com os cabelos ao vento,aah aqueles olhos verdes como o mar. Apenas conversando, como bons amigos. Sim, sei que é estranho eu me alegrar com um sonho tão simples, um sonho tão normal, conversando como bons amigos, mas só me alegro por uma coisa: Ele estava lá comigo. E graças a ele acordei muitos dias de bom humor, mesmo que estes não chegassem até o escuro da noite com a mesma alegria, que dava lugar a esperança, a esperança de sonhar com ele outra vez.
Eu sei que já te falei isso muitas vezes, só peço que tenha paciência, também não quero ficar escrevendo isso por toda a minha vida. Já ele... não sei se ele vai ler isso um dia, e mesmo que leia não sei se vai saber que foi escrito pra ele, mas você, eu sei que posso te falar isso tudo, por que você aceita toda e qualquer coisa, até porque você é mais um dos meus pensamentos de amor.

Final feliz ?

Final feliz ?
Ao longo da vida aprendi várias coisas que uma garota poderia aprender: se você se irrita muito com um garoto, você está apaixonada por ele. Nunca tente aparar a própria franja. E todo filme e história têm um final feliz, implora pela seguinte sequência: eles se conhecem por acaso, se odeiam de primeira, se apaixonam e no final tudo acaba em beijos e romance.
Pena que na vida real seja diferente, às vezes focamos tanto em buscar um final feliz que esquecemos a realidade da vida.
Talvez esse final feliz não inclua um cara perfeito, nem mesmo a felicidade de um dia de sol.
Talvez seja você sozinha recolhendo seus cacos e recomeçando, ou seja apenas seguir em frente.
Mas o melhor de tudo é saber que mesmo com ligações sem retorno e corações partidos, muitas ilusões e decepções, você nunca perdeu a esperança.
Nunca é tarde pra sonhar com a felicidade, sempre haverá algo dentro de nós que insistirá em acreditar nesse mundo perfeito, em acreditar que um dia nos tornaremos a atriz principal da melhor história de romance.

Apenas mais uma de amor.

Apenas mais uma de amor.

Tais coisas que deviam ser simples, nós acabamos tornando complicado. Eu não entendo, eu não sei mesmo o que é amar, ou ter uma grande paixão.. não em questão de conceito ou sei lá, mas sim como experiência.. você já viveu um grande amor? Que não durou para sempre, mas que te fez muito feliz por um determinado tempo? Se sim, você deve entender o que eu estou querendo dizer. É difícil encontrar pessoas que saibam se expressar verdadeiramente, e cuidem com os sentimentos dos outros..
Pra mim, o mais difícil não é amar.. não é gostar.. é descobrir algum dia que muito do que tu fez, não valeu a pena, descobrir que tudo que tu deixou de fazer foi simplesmente jogado no lixo, pois não souberam aproveitar ou sentir o que você também sentia.
Coisas da vida, me levam a sonhar com o amor, coisas que eu ainda acredito, que posso sentir, que posso ter, mas muita coisa me impede de tentar, me impede de ver o que estou preste a ter, talvez, sejam outras vivencias, outras tentativas, ou nem isso, nem nada, pode ser que seja apenas medo, de me entregar assim, de me magoar, de ver que não vale apena.. mas eu aprendi, que se eu não tentar, se eu não arriscar, por medo, por insegurança, eu nunca vou poder seguir, não digo isso apenas no amor, mas em tudo que vivemos, temos que aprender a tentar a cair e levantar, pois coisas ruins, virão, e nós vamos ter que aprender a superar.
Nada nem ninguém é igual, sempre tem pequenos detalhes que nos fazem ver a diferença, aprendi isso, depois de muito tempo, aprendi a olhar com os olhos e não só com o coração, não só com a mente. E com isso, sei que em cada pessoa, posso encontrar algo diferente, em algumas coisas que possam me fazer sorrir, em outras coisas que talvez me façam chorar, nada pode ser tão perfeito, nem mesmo esse sentimento, tão louco, tão confuso. As pessoas tem seu modo de amar, de ver as coisas, eu descobri o meu não faz muito tempo, descobri que eu sou alguém que gosta de curtir aquilo que vive, que gosta de estar presente, dentro daquilo. Pra falar bem a verdade, amor é uma palavra muito complexa, é um sentimento, que por um certo lado, não sabemos identificar, apenas sentir, só vamos notá-lo quando já estamos dominados.. não conseguimos ter o controle disso, e todos nós sabemos disso.
Sonhar com o amor perfeito, é burrice, não existe, pois cada relação, cada coisa será diferente, será de sua forma. Então apenas sonhe... com alguém que tu queira amar, que tu queira ter.. porque quando ele aparecer.. aí sim, depois de tanto sonhar... você verá, que ele se tornou perfeito.

A vida quase nunca...

A vida quase nunca é como nós gostaríamos que ela fosse e isso pode ser expresso de várias e várias formas diferentes, sonhos não realizados, idéias sem um propósito, projetos inacabados, enfim existem várias formas...
Mas pensando dessa forma tem muita coisa que acaba passando despercebido diante dos nossos olhos, pois, nós adolescentes estamos em um momento de que não sabemos se devemos pensar antes de agir ou agir antes de pensar, talvez no final de tudo as duas formas estejam certas, mas escolher entre elas é que é difícil, pois nessa idade às vezes somos jovens demais para usar um carro de verdade, mas em outras somos velhos demais para brincar com um carrinho de brinquedo, às vezes nos pedem para agir de forma adulta, mas quando agimos dizem que mesmo assim estamos errados, pois somos jovens demais para entender as coisas, ta, mas então se somos jovens demais por que nos pedir algo de que não somos capazes? E eles respondem: “ah é para você aprender com seus erros.” Sim, mas o que eles não entendem é que fazendo da forma que eles dizem eu estarei cometendo os SEUS erros e não os MEUS então, no meu ver, eu tenho que cometer meus erros por mais idiotas ou infantis que eles pareçam aos olhos dos outros serão os meus erros e ai sim poderei aprender algo com eles, a experiência dos mais velhos ajuda sim, mas eles interpretarão os meus erros de uma forma, e eu os quero interpretar da minha forma seja ela certa ou errada. E quando eu conseguir fazer isso sem ouvir reclamações de ninguém e ser aceita por todos sem ser julgada por isso poderei dizer que vivo esta chamada minha vida e não apenas existo nela.

O que é o amor?

O que é o amor?
O amor seria apenas um sentimento que nos traz alegria e felicidade?
Quando amamos uma pessoa e este amor é recíproco, isso é a melhor coisa do mundo. Pode chover, ventar, o mundo pode desabar. Nada nos atinge, somos mais fortes que tudo. Mais basta o nosso amor não ser correspondido para que o mundo desabe com toda força que somos esmagados. Por uma semana choramos, lembramos o quanto seria bom se estivessemos com a pessoa amada, o que poderiamos ter feito juntos, parece o fim. Mas ao fim daqueles dias tristes, o mundo volta a brilhar, nós nos levantamos aos poucos e erguemos a cabeça. Vamos a luta, pois afinal de contas o mundo pode ser reerguido, E depois de um certo tempo nos apaixonamos novamente e lembramos como é bom amar, como é bom sentir o amor novamente. Uma única frase pode levantar uma pessoa, fazer dela a pessoa mais feliz do mundo. Essa é a frase:
"Eu te amo"

Sempre vai existir

Sempre vai existir
Essa incansável busca por alguém que escute suas histórias, seus medos, seus fracassos, seus sonhos... Que lhe escute. Não é fácil encontrar, mas não é impossível, não é rápido, mas também não é eterna a busca. Um dia você encontra uma voz doce que te acalma, alguém que sorri pra você e te abraça sem ao menos se mover, encontra um olhar terno que te faz derreter só de olhar, encontra palavras que sempre quis escutar, que sempre disse, mas não costumavam dizer pra você. Quando isso acontecer , agarre, cuide... Porque você acabou de encontrar seu mais lindo esconderijo.

Conquiste-a exatamente assim

Conquiste-a exatamente assim

Quando você estiver ao lado dela, pegue em sua mão. Olhe - a no fundo dos olhos, sem dizer nenhuma palavra. Quando ela se sentir sem graça por isso, fale coisas bonitas e sinceras a ela, bem baixinho, só ela precisa saber. Diga o quanto você se importa com ela. Converse com ela sobre coisas engraçadas, conte momentos que você já viveu. Quando vocês estiverem em uma roda de amigos, abrace-a. Quando forem a algum lugar, esteja sempre perto dela. Quando você ver que ela está sozinha , pergunte se ela está bem , beije-a na bochecha , diga que a ama! Olhe para ela sempre que puder. Ela talvez não te retribua o olhar, mas ao deitar em sua cama, ela lembrará isso e ficará feliz. Quando ela sorrir, sorria para ela , quando ela te olhar , olhe para ela. Retribua tudo, ou melhor, quase tudo. Pois quando ela te xingar , diga que a ama. E quando ela chorar abrace-a bem forte. Quando ela estiver em silêncio , diga , olhando em seus olhos, que você fica muito feliz quando ela simplesmente está por perto.

Encantamento existe?

Quando eu era pequena minha mãe me contava uma história, a história de uma plebeia, que sonhava em encontrar o príncipe encantado e então poder virar uma princesa, ela sonhava com o dia em que o principe chegaria no cavalo branco e a pediria em casamento do jeito mais belo que poderia existir, ela idealizava a vida perfeita, o namoro perfeito, o casamento perfeito, o cara perfeito.
Todos os dias ela ia para a praça mais famosa da cidade esperar pelo dia em que o principe apareceria, todo os dias, durante muitos anos, ela não se cansava, acreditava realmente que esse dia chegaria, até que durante o tempo que ela passava na praça fez amizade com um plebeu que também estava ali pelo mesmo motivo, a procura da princesa, uma mulher perfeita, que nunca o magoria e que retribuiria seu amor na mesma intensidade. Eles tornaram-se grandes amigos, ele a cativava imensamente, e ela era a pessoa mais encantadora que ele conhecera, eles continuavam em busca do príncipe e da princesa tão idealizados, e a amizade entre eles aumentava cada dia mais.
Um dia ele cansou de esperar, decidiu parar de procurar uma amante perfeita, cansara de procurar o amor, ela então o incentivava, ela realmente acreditava que cada um tinha o par pefeito, a outra metade da laranja, mas nada o convencia, então ele foi embora.
Ela continuou indo a praça, mas nada estava igual, faltava algo lá, algo que ela não sabia o que era, mas faltava algo, um dia uma fada surgiu para ela e disse: Minha cara, seu príncipe encantado sempre esteve ao seu lado, mas ele estava coberto por um encanto, o encanto da amizade. Ela ciente do grande erro que havia cometido, foi atrás do grande amigo que havia feito na praça e que era o verdadeiro principe que ela procurava, mas ela nunca o encontrou.
Alguns dizem que ele também a amava, mas foi embora pelo fato dela nunca ter correspondido, outros dizem que eles eram apenas bons amigos, e nada mais, a minha mãe preferia dizer que eles eram bons amantes, não namorados, mas amigos, bons e grandes amigos, que se amavam mas estavam cegos pela procura do perfeito.

DEVE SER AMOR