domingo, 17 de julho de 2011

De perto quem é normal?

Me lêem, mas não me vêem. Não assim, maquiada e com a pele obstruída em base, pó e blush. É engraçado como sabem vocês das minhas tantas dores, ansiedades e complexidades, e nunca, nem sequer, tenham me visto cara à cara. Pensei nisso enquanto entrava no supermercado e comprava barras de cereal, e uma menina me fitou. E concluí com uma frase que já ouvi por aí, não sei aonde e nem a autoria: "de perto, ninguém é normal".
Como o Bis em partes. Primeiro a parte de cima, depois o recheio, a parte do meio, de novo o recheio e só apenas a parte meio oca do final. Caminho rápido pelas ruas: sou quase um foguete. Coço o nariz mesmo quando não minto; é a rinite, que me ataca sempre. Tenho falado cada vez mais sozinha. Converso comigo mesma no calçadão, quando seco os cabelos, e antes de dormir. Quando sou pega em flagrante, ensaio um tom meio musical, que passe a mensagem mais sã de que "não sou louca, estou apenas cantando". Quando me deito, os cabelos não podem encostar a pele: pra cima, e longe de se enroscar nas orelhas, de atrapalhar o meu sono de princesa. Fujo de semi-conhecidos (chega a ser incrível a quantidade de chaves, celulares e papéis que eu TENHO que pegar na bolsa, sabem como é...). Interrompo os outros, para não me fugir a idéia no ponto alto de conversas - e me arrependo, minutos mais tarde. Ensaio diálogos que quase nunca se concluem, ao telefone. E muito menos ao vivo. Quase chuto pessoas que caminham devagar, quando na minha frente. Não dialogo com coerência assim que acordo. E nunca, em hipótese alguma, tente discutir comigo pela manhã - ainda mais, se não quiser ouvir algo que te machucará. Será i-ne-vi-tá-vel.
Faço eu mesma meu leite desnatado, colocando metade do leite integral, e outra metade de água mineral. Não como tomate. Detesto telefone. Nunca tive o hábito de roer as unhas, mas puxo as peles que ficam em volta da unha. Hoje não quero, amanhã necessito. Sou ríspida, e horas depois, amável. Discuto por futebol, e abraço por gosto musical parecido. Na rua, não olho pro lados. E nem para qualquer psiu, fiu-fiu. Pra frente, e reto. Alheia, e indiferente - quem me conhecer, me chamará pelo nome. Algumas vezes, escuto Rita Lee e Roberto, para não cair na mesmice. Passo rímel com a boca aberta. Tropeço mesmo parada, e não consigo dormir em lugares públicos. Ando como uma desabrigada em casa, com roupas velhas ,tops e shortinhus surrados. Sempre confirmo o preço, mesmo sabendo de cor. Não durmo sem saber meu signo do dia seguinte. E não pego no sono se a porta do armário estiver aberta. Necessito de pelo menos quatro litros de água ou refrigerante e um docinho, por dia. Minto meu nome em festas, e à pessoas indesejáveis. Leio o jornal de trás pra frente, e abro a geladeira pra pensar. Além do mais, dobro a ponta das páginas, ao invés de usar o marca-página. Sou estranha? Talvez sim, acredito que não. Nem me importo. Sempre busquei o diferente, e talvez até tais diferenças sejam batidas, manjadas ou então, populares. Vai saber!
Dizem que mania, cada louco tem a sua. Essa são algumas das minhas, ou apenas, as que consigo perceber. E claro, como de perto, ninguém é normal, aqui está minha assinatura, logo embaixo de tudo isso. Porque sem apenas um desses meus pequenos defeitos, poderia ser você, poderia ser a sua irmã, ou a sua amiga. Mas de perto, a uns cinco centímetros, essa é uma face de mim. Apenas uma, das tantas e tão distintas. Gosta quem quiser, e detesta quem puder. Não dizem que são os defeitos que marcam, aprisionam, e apaixonam? Acredito também, ué.

Eu penso em vc...

Eu penso sempre em você, sabe? Nas horas em que tudo parece estar caminhando normalmente, e principalmente nas horas em que parece que estou andando em círculos, caminhando depressa a caminho de lugar nenhum. Mas ontem lembrei muito de você. De como eu realmente AMO você. De como eu sou mais feliz quando tenho você. E cheguei a uma conclusão. Precisava de um amor assim como você. De um homem lindo. Lindo mesmo, por fora, beleza exterior. Que respire desejo e transpire sensualidade. Que tenha um olhar capaz de dizer tudo que não se pode falar. Que tenha lábios macios numa boca que inspira um beijo grande. Que tenha um rosto anguloso, traços nada óbvios, sorriso de afeto e sacanagem. Que tenha mãos grandes, dedos arredondados, cujo toque seja algo no limite quase imperceptível entre a ternura e o tesão. Alguém que me escuta como se eu fosse a única voz que ele pudesse ouvir no mundo inteiro. Que me escute com a mesma atenção numa divertida noite de quinta, ou numa tarde cinza em um domingo de fim. E que além de me escutar, fale comigo, que se sinta livre pra me contar suas conquistas se gabando mesmo pra me arrancar elogios fáceis, e me conte suas fraquezas na certeza de que, mesmo que eu não possa fazer nada, vai lhe fazer bem que eu escute. E que meus conselhos bobos são carregados de coisas que eu mesma gostaria de ter coragem de realizar. E que saiba falar sem me magoar que as pontas dos meus cabelos precisam desesperadamente de um corte, e que qualquer mulher que se preze deve fazer as unhas com freqüência religiosa. Alguém cujo abraço me faça sentir um conforto enorme. Abraço capaz de levar, por uma fração de segundos, todos meus problemas para bem longe. E que me ajude mesmo a solucionar esses problemas, me dizendo as coisas que eu não quero ouvir, na hora que preciso ouvir. E que fale: "Eu não falei?!" e eu não fique com muita raiva. Alguém que tenha o corpo sempre ao contrário da temperatura ambiente, quentinho pra se dormir abraçado em dias de frio, fresquinho pra se abraçar dormindo em dias de calor. Que tenha um cheiro bom. Não só o perfume, mas o cheiro da pele seja bom. E depois que vai embora o cheiro dele fique grudado em mim, para que, nem mesmo se eu quisesse, seria capaz de esquecê-lo nem por um segundo. Que goste das mesmas músicas que eu, dos mesmos filmes que eu, e que seja bem sincero em reconhecer que às vezes temos um gosto bem cafona, como se vivêssemos apaixonados. E que realmente vivêssemos apaixonados, porque amor sem paixão é carvão sem fogo. Ah, e um detalhe. O mais importante de todos os detalhes: ELE É VOCÊ!

Esse alguém é e sempre foi você.

Esse alguém nem precisa ser ou ter o encaixe perfeito, basta ir com calma e deixar as coisas caminharem no meu ritmo. Basta ser humano o suficiente para entender os dramas do coração e dar tempo ao tempo para que as coisas aconteçam da melhor forma possível. Esse alguém tem que gostar de ficar deitado, preguiçoso, sem hora pra ir embora. Tem que me trazer chocolates e alugar filmes bonitinhos com finais óbvios só pra poder ficar me beijando durante as cenas chatas. Esse alguém tem que gravar CDs com a nossa cara, tem que me levar para comer petit gateau, batata frita e aquela sprite bem gelada. Tem também que me surpreender com finais de semanas mágicos - mesmo se forem trancados no meu quarto. Esse alguém tem que passar no meio do meu expediente para dizer: "desce rapidinho só pra eu te ver, estou com saudade". Para esse alguém vou dar o meu melhor, vou fazer sushi nos fins de semana, vou fazer massagem quando estiver cansado e vou brigar quando estiver errado. Vou mandar mensagens de boa noite, vou ligar morrendo de saudades, mas não vou ser grudenta nem pegajosa. Você vai poder sair com seus amigos e eu com os meus, você poderá ter sua vida porque eu também vou ter a minha. Você vai poder ir para onde quiser. Tudo isso porque eu vou ter certeza que não vamos querer fazer nada sem a companhia um do outro. Para esse alguém eu abri a minha vida e mergulhei de cabeça, sem medo de ser feliz, com toda a certeza do mundo de que cada momento será eternizado pelas nossas lembranças. Por esse alguém eu vou ficar aqui, devaneando sobre meus desejos mais doces e mais profanos.

Mais que um sonho, somos real.

No meu sonho ele se deita na cama e me convida para deitar junto à ele. Não será uma noite de sexo, mas sim carinho e parceria. Nesse sonho estamos deitados de conchinha, seu rosto está envolvido pelos meus longos fios negros dos meus cabelos e o cheiro que sinto é o cheiro dos céus. Seu perfume, parece vindo do jardim dos deuses, nada pode ter um cheiro tão sublime e irresistível, e sua pele é macia como a capa que envolve os pêssegos. No meu sonho eu mordo sua orelha e ele sorri, contraindo o pescoço, sente cócegas e também contrái os pés que, gelados, se unem aos meus... e um aquece o outro. E nesse sonho estamos totalmente nus, porque roupas aqui, são extremamente desnecessárias. No sonho eu passo vagarosamente minhas mãos pelas suas pernas, e noto como tenho se exercitado, em seguida ele faz uma piada de duplo sentido e ri meio,fico envergonhada do que disse, nessa hora eu a abraço um pouco mais forte e ele fecha os olhos e relaxa o corpo. No meu sonho ele confia totalmente em mim. No meu sonho não existe mais ninguém, somos eu e ele e nossa cama, num quarto de paredes azul-claras (tiffany blue como eu sempre gostou de chamar, minha cor favorita), lençóis e travesseiros brancos e limpíssimos, uma janela entre-aberta de onde uma breve brisa balança em ondas a leve cortina branca que parece dançar para nós. No meu sonho o dia não tem fim, e podemos sentir de lá de fora o cheiro do campo depois de uma leve garoa. No meu sonho nós dois somos sagrados, um para o outro, somos dois seres superiores, acima de qualquer convenção social ou necessidade que o mundo moderno possa impor. No meu sonho não precisamos trabalhar, estudar ou dar notícias para nossas famílias, vivemos um do outro e isso já é o suficiente, é tudo que queremos. Nós somos o melhor de cada um e juntos somos o melhor que podemos ter, juntos somos um só ser. No meu sonho ele está aqui e ele quer estar aqui. No meu sonho ele optou por mim, ele decidiu pelo meu amor e decidiu que me ama também.

Mulher pra casar.

Tá aí. Entendi, eu acho. Depois de uma pilha de relacionamentos frustrados, e mais uma fila, de gente arrependida, eu não sou categorizada como mulher pra namorar. E não, não fico triste. Até abro um sorriso. Não sou mulher pra namorar. E o maior problema nisso tudo: sou mulher pra casar! É isso mesmo. Todos querem me congelar. Pensam em me guardar num potinho; quem sabe pra daqui uns anos, ou algum dia, quando a tão falada estabilidade financeira chegar. Depois que dou as costas, acabam se tocando que como eu, mais nenhuma. Poucas, quem sabe. E vão penar até encontrar.
Existe uma diferença, mesmo que sutil, entre mulheres namoráveis e musas pra uma vida inteira. E as declarações póstumo-amorosas que escuto dos coitados que não aproveitaram a chance maravilhosa que era me ter ao lado, e não souberam aproveitar, reforçam ainda mais o coro. Ficam no pé por dias. Alguns, estão implorando à meses. Pode demorar, mas voltam. Sempre, sempre. Isso, se você for menina de véu e grinalda, que se sonha em deitar sob a grama e olhar as estrelas. Se não, desculpa, mas você fica na categoria de temporárias. Uma pena.
Mulher pra casar é aquela que sai com os pés firmes, e sabe o caminho de volta. Consegue adequar sua vida, com ou sem um cara. A sonhadora de tempo-curto, coloca outro, ou até mesmo, no plural, no lugar. E ainda assim, não é feliz, se embola ainda mais em encontros mornos, amores requentados e chances boas desaproveitadas. A futura casada chora tudo que tem pra chorar num dia, ou no máximo dois. Fala o que tem a dizer, e escuta de pé o que não precisaria ouvir. E ainda assim, mantém a sua integridade, e caminha sorrindo, sabendo que a vida pode lhe reservar surpresas mil, quem sabe na próxima porta. Ou janela. A apenas-namorável não diz o que pensa, muito menos o que sente. E continua a procurar o mal-feitor, aquele que já está em outra, e nem aí. Fingindo ser superior, e não notando, o quão ridícula pode soar, com todo o seu teatro. Realmente, uma comédia. Casável, e sua vida própria; namoradinha, e largo tudo pra te ver. Agorinha. Na mão, quando quer. Uma desvalorização que beira ser pior que a Bolsa de Valores.
Mulher pra casar mantém intactas as suas prioridades, e mais: seus gostos. Não é porque o rapaz curte um pagode, que ela larga o seu bom e velho rock de lado. Continua pintando as unhas de cores experimentais. Não afoga seu estilo moderno, porque ele é conservador. Faz mais do que isso: consegue a façanha de o fazer amar tudo isso. Ela encanta. E o deixa também encantado. Sabe se adequar às diferenças, e que além de tudo, dão cor aos (bons) relacionamentos. Ele não se sente preso. E sim, quer prender essa criatura encantadora a qualquer custo. Não pode, e nem quer, deixar pra mais ninguém. Pena que, se dêem conta disso somente depois de algumas pisadas na bola; e a guria já longe, alheia. Distante. A menina para namorar, não. Finge gostar do que detesta, e vai além com seu script: gosta de tudo o que o cara gosta. Tudinho. Pra estar grudada, enclausurada, unida nele. E não percebe, que se mantém cada vez mais longe, é do coração que queria atingir. Qualquer coisa está boa. E é assim que ele a vê: qualquer coisinha. Aperitivo.
Mulher pra casar, e seu jeito único. Garota de namoro, e a atitude que tantas tiveram. Seu tempo, ruindo com o vento. Ampulheta baixando, e tic-tac: hora de dar tchau, sábios Teletubies.
Quase-noiva e amor com sexo; namorada, e sexo sem amor. Tesão, apenas. Válvula de escape. Mulher pra casar, e nenhuma preocupação em agradar; menina da vez, e apenas porque era o momento DELE de dar um tempo das festas, e parar. E surpresa: você estava ali, sem nada melhor. Ele também, acredite. Casável, e sua marca registrada. Eterna. Namorável, e uma a mais na lista. Temporária. Aquela que se sonha em ver rodeada de filhos, e pilotando um fogão, e não tem nenhuma vontade disso. E sim desejo de viajar, construir carreira, e pular de para-quedas. Essa, pra one night stand, e vê-la nua. Quem sabe, por mais alguns dias. E ela que abandone os planos pra essa noite, pra quando o boy quiser. Um grande diferencial: uma tem metas, sonhos e delírios, além de um homem. A outra, deixa tudo de lado, por uma pessoa de carne e osso, como ela. Vida própria, não existe. E amor próprio, menos ainda. Amigas, adeus. Colégio, de mal a pior. E o que ela ganha, é apenas estabilidade (com tempo marcado) e segurança. Uns chifres na cabeça, que a sociedade é ainda muito machista e hipócrita. Tradução: tédio e enganação. Os homens escolhem quem vão namorar, mas na maioria das vezes, não tem o mesmo poder sob quem os faz comprar uma aliança para dois. O coração, e a vontade de ter ao lado deles alguém livre, independente e equilibrada, somada ao amor por uma criatura singular e diferente, é o que dá liga. É o que embarca os sonhos. Fazer outra pessoa ter vontade, e não, ser pego pela barriga ou pelas circustâncias (leia-se: gravidez ou comida, tudo aqui vale). Depois da centésima decepção, e a volta de mais um ex-qualquer-coisa, é o que concluo. Acreditem: tenho mais de quatro no pé, ou melhor, nas mãos. E tão fugaz e excêntrica, não quero nenhum deles. O timer já tocou faz tempo, i'm sorry. É isso, entendi sim.

Ti encontrar,um doce mistério

Estive pensando nesse mistério que faz com que a vida da gente se encante tanto por outra vida. E sinta vontade de escrever poemas. Garimpar estrelas. Deixar florir pelo corpo os sorrisos que nascem no coração. Nesse mistério que nos faz olhar a mesma imagem inúmeras vezes, sem cansaço, seja ela feita de papel ou de memória. Que nos faz respirar feliz que nem folha orvalhada. Querer caber, com frequência, no mesmo metro quadrado onde a tal vida está. Cantarolar pela rua aquela canção que a gente não tinha a mínima ideia de que lembrava.
Estive pensando nesse mistério que faz com que a vida da gente encontre essa vida na multidão planetária de bilhões de outras. E sem saber que ela existia, perceba ao encontrá-la que sentia saudade dela antes de conhecê-la. Estive pensando nesse mistério que faz com que aquela vida que acaba de encontrar a nossa nos deixe com a impressão de estar no nosso caminho desde sempre, como se fosse um sol que esteve o tempo todo ali e a gente somente não o ouvia cantar. Nesse mistério que nos faz trocar buquês dos olhares mais cuidadosos. Que nos faz querer cultivar jardins, lado a lado. Nesse mistério que faz com que a nossa vida queira um bem tão grande à outra vida, que vai ver que isso já é uma prece e a gente nem desconfia.
Estive pensando nesse mistério lindo que você é para alguém e alguém é para você ou que ainda serão um para o outro. Nessa oportunidade preciosa dos encontros que nos fazem crescer no amor com o tempero bom da ludicidade. Nesse clima de passeio noturno em pracinha de cidade pequena. Nessa paz que convida o coração pra recostar e repousar cansaços. Nesse lume capaz de clarear um quarteirão inteirinho da alma. Nesse abraço com braços que começam dentro da gente. Nessa vontade de deixar o mundo todo pra depois só para saborear cada milímetro do momento embrulhado pra presente.

ps:nunca pensei que numa brincadeira (cx da vdd)ti encontaria amor.