segunda-feira, 10 de setembro de 2012

No fim td da certo!

– Calma menina, no final tudo dá certo! – dizia uma amiga tentando tranquilizar outra.

Esta cena me fez pensar que ao longo da minha vida não foram poucas as vezes que escutei essa frase, não sei se as pessoas dizem isso apenas em determinado momento para confortar ou se acreditam de fato nisso.

Existe uma frase conhecida que diz: “No final tudo dá certo. Se não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim.”

Fernando Sabino tem um livro com o título: “No fim dá certo”. Sem querer de forma alguma desmerecer nosso querido menino Sabino – eu, particularmente, contesto a chegada desse “final perfeito”. Quando será que esse tão esperado fim baterá à nossa porta? Porque eu não conheço ninguém que tenha alcançado esse fim, nem de ouvir falar.

Acho até que ele nunca chega, e se chegar porque já está no fim, não será tarde demais? Aí já estará no final e de que adianta se o começo e o meio já passaram?

Preocupa-me isso, mas que raio de fim é esse que as pessoas tanto falam, ou tanto desejam que chegue. Vivemos, erramos, e o que parece certo, às vezes dá errado, e vice-versa; no entanto, continuamos a viver e a sofrer as consequências daquilo que fazemos, sejam elas boas ou não. Então em alguns momentos ruins pensamos que no fim vai dar tudo certo, porque queremos acreditar realmente nisso.

Mas será que desejamos mesmo que chegue ao fim? O fim – às vezes tão aguardado, planejado e desejado – quando chega se torna tão terminado, que já não há mais o que fazer.

Então precisamos partir para outro começo, traçar novos objetivos que esperamos concluir com êxito. Mas será que a magia consiste na conclusão? E depois da conclusão o que é que vem?

É tão bom viver os meios: esperar, idealizar, sonhar; mesmo que não dê certo, tentamos e de alguma forma isso fará bem, servirá para alguma coisa, afinal aprendemos mais com os erros do que com os acertos.

O fim é certo, mas se dará certo no fim, depende de nós. Se é que existe o fim ou um fim… Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário