terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Indiferença


Nesse caso: indiferença
Repercutiu de maneira extraordinária a forma como uma certa moça de São Paulo, proferiu palavras agressivas e pejorativas contra nós, nordestinos. Achei que alardearam demais da conta. Afinal, isso acontece todo dia, toda hora. Não é novidade que somos sim, alvo de preconceito Brasil afora. Alguns nordestinos sentindo-se magoados demais, inflamaram-se e proferiram afrontas, devolvendo de forma leviana os impropérios recebidos. Não acho certo. Gente assim quer isso mesmo: aparecer. Prefiro, nesses casos, a indiferença.
Eu não sou a favor de generalizações, confio em exceções, acredito que as pessoas são diferentes e devem sê-lo mesmo. Não é porque ela fez aquilo que vou desenvolver um ódio mortal por todos os seus conterrâneos, ou coisa do tipo. Não. Por que motivo ela representaria uma unanimidade de opiniões tão perfeita assim?! De fato, os comentários dela e dos que compactuaram com ela são estarrecedores e medonhos. São horrorosos no que diz respeito à condição de gente, pessoa humana, civilização. Deploráveis mesmo. Mas, não sou do tipo preconceituosa. Isso sim, é uma ideia arcaica e provinciana, ou pelo menos deveria ser...
Apesar de extremamente ofensivos, na verdade senti pena deles. Da desinformação, da ignorância proeminente em cada um dos comentários lidos por mim lá no Twitter. Alguns, nem sequer escreviam corretamente em sua própria língua mãe. Então, o que esperar de gente desse calão?! Pelo jeito, eles acham que por aqui não chegou nem eletricidade ainda.
Nós podemos ser uma região pobre e castigada, mas por aqui tem muita gente que lê também, existe vida inteligente em meio ao nosso desfavorecimento social e econômico. E eu não preciso ficar lembrando as inúmeras contribuições que o Nordeste já deu para o resto do Brasil, em diversas áreas, aliás. Acho desnecessário. Porque queiram eles ou não, saibam eles ou não, está aí pra quem quiser ver.
Eu fiquei verdadeiramente penalizada com a desinformação de pessoas com "autoestima" tão elevada e superior. E mais uma vez, repito: não estou generalizando região A ou B, falo exclusivamente deles, mente pequena e sem profundidade. Eu sei que também tem muita gente boa por aí afora. Mas deles, sinto pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário