segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Que isso,novinho,que isso!


Imaturidade: o inimigo nº 1 de qualquer relacionamento e que pode condenar o mesmo ao fracasso sem que maiores questionamentos sejam feitos.

- Terminou por quê?
- Ah, ele era imaturo/muito moleque/um crianção.

Fim de papo.

E o pior é que não existe idade para ser imaturo. É uma coisa atemporal. Existem pessoas que nunca amadurecem. Elas crescem, apodrecem e morrem, simples assim. Podemos perceber que uma pessoa é imatura quando ela comete sempre os mesmos erros. Quando se nega a abandonar hábitos antigos alegando que, se fizer isso, vai abandonar a própria personalidade, vai deixar de ser quem ela é, sem nem mesmo refletir se tal hábito é saudável ou não. Seja física ou psiquicamente. Não saber se comportar mediante determinadas situações também pode ser imaturidade. Ou não.

Julgamos a maturidade de uma pessoa a partir do seu comportamento diante de determinadas situações. Se ela já souber como agir, é madura. Se ela não souber como agir, mas procurar entender a situação e aprender o que deve ser feito, está em processo de amadurecimento. Se ela grita, berra, diz que não sabe como faz e joga a tolha, é imatura. Simples assim.Ao chegar numa determinada faixa etária (vinte e poucos anos), espera-se que a pessoa já tenha tido certas experiências e que, com isso, tenha um certo conhecimento acumulado que a ajudem a se relacionar com os outros sem maiores problemas ou picuinhas infantis. Mas sabemos que a verdade não é bem essa. Ainda mais se tratando de homens.

Nos dias de hoje a coisa mais fácil de se achar por aí são caras que nunca namoraram. Eles podem conseguir sexo e uma companhia agradável para todo o final de semana, sem ter que assumir ou oficializar um compromisso mais sério. E alias, pra que fazer isso quando eles podem ter todos esses benefícios com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, não é mesmo?

O problema aqui é quando a pessoa certa surge e eles simplesmente não sabem como agir, pois nunca se relacionaram “oficialmente” com ninguém antes. A intimidade que assusta. A mudança necessária em certo hábitos que antes nunca foram problema. A “perda da liberdade” que nada mais é do que abrir mão de atitudes individuais pelos prazeres da vida a dois.Ensinar isso tudo leva tempo e dá trabalho. Mas se o outro estiver disposto a aprender vale muito a pena. E se você for uma boa professora, pode se dar muito bem nessa história. Já pensou no lindo fazendo tudo do jeitinho que você ensinou? Não que vá ser fácil aturar as brigas bobas, os desentendimentos, a falta de tato e possíveis mágoas causadas pela imaturidade e falta de experiência.

Porém, a mudança de atitude, o pedido de desculpas, o perdão, e a vontade de crescerem juntos podem renovar a relação e fazer com que esta dure por muito tempo. Ele vai estar agindo assim não porque você quis que ele mudasse, não porque ele fez uma merda muito grande e decidiu que a partir de então ia ser tudo do seu jeito, mas sim porque ele não sabia como agir e decidiu aprender com você.

Pode parecer estranho, mas eu preferiria aturar as mancadas de uma pessoa que não sabe onde está errando, ou que realmente não erra intencionalmente, pois simplesmente não sabia que aquele comportamento poderia magoar a parceira, do que um cara que está sempre te machucando com atitudes cafajestes ou egoístas e que sabia, desde o início, que aquilo não seria legal, mas fez mesmo assim e estava torcendo pra você não descobrir.

Confessa, você nunca pensou que um “homem imaturo” pudesse ser tão bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário